Gestão de Oficina Para o Mecânico

Serviços mecânicos: como contornar objeções quando o cliente reclama do preço?

serviços mecânicos

Quem tem a oficina mecânica como o seu principal negócio e fonte de renda busca investir ao máximo para estimular o crescimento da empresa. Com tanto empenho e dedicação, uma das melhores recompensas para quem oferece serviços mecânicos é ter reconhecimento pelo trabalho desempenhado e fidelizar os clientes.

Entretanto, é muito comum surgirem pessoas questionando os preços e a oferta dos trabalhos desempenhados pela oficina, de modo a sugerir um valor inferior ao cobrado. Esse fato pode ter relação com a falta de conhecimento do cliente sobre o nível de importância de determinado serviço, bem como a estratégia de negociação para obter o menor orçamento possível. 

A esse respeito, é necessário que a equipe de atendimento saiba como contornar as objeções, de modo a valorizar os serviços mecânicos. Para isso, é preciso que a oficina apresente um diferencial competitivo e tenha como prioridade a qualidade das atividades realizadas.

Para que você fique ainda mais por dentro desse assunto, preparamos este artigo com as principais dicas e informações sobre como contornar objeções quando o cliente reclama de valores. Acompanhe!

Objeções de preços em serviços mecânicos

Um dos momentos mais complicados para os administradores de uma oficina mecânica é falar sobre os preços dos serviços. Em várias ocasiões, os profissionais realizam todos os processos de venda do trabalho, atendimento ao cliente e reparo de problemas de forma correta. Entretanto, na hora de repassar o preço de um produto ou serviço, acabam não conseguindo ser claros e firmes nos valores cobrados.

Toda essa situação pode gerar prejuízos na negociação e, devido à dificuldade de contornar as objeções do cliente, a oficina pode lucrar pouco ou mesmo não fidelizar o consumidor.

Nesse tipo de situação, o atendente precisa, em um primeiro momento, compreender que as objeções são normais e até necessárias para o processo de venda e valorização do trabalho. 

É por meio da indagação que o cliente consegue encontrar os serviços ideais para ele, tendo em vista a relação custo-benefício. Dessa forma, é preciso que a sua empresa esteja ciente da qualidade dos serviços oferecidos e dos custos operacionais. Essa relação não pode ser desproporcional, senão haverá problemas em termos de vendas e lucros.

Vale ressaltar que existem muitas pessoas que acabam valorizando mais os preços em conta do que a qualidade dos serviços. Ao visitarem a sua oficina, certamente esses clientes não vão considerar o atendimento se acharem que os custos não estão de acordo com o esperado. Nesse momento, os gestores precisam buscar estratégias para convencê-los sobre as vantagens de contratar os serviços da sua empresa.

4 dicas para driblar as objeções dos clientes

Lidar com a situação de objeções de clientes aos preços da oficina pode deixar qualquer gestor sem saber o que fazer. Entretanto, saiba que há algumas formas de lidar com isso, de modo a conseguir uma negociação justa e lucrativa para ambas as partes. Confira agora como se comportar diante dessa situação!

Seja transparente com os seus clientes

É importante salientar que, antes de tudo, os gestores precisam ser transparentes com os seus clientes. Não adianta prometer condições e ofertas de serviços que estão fora do alcance da empresa para lucrar mais, pois isso só contribui para que o cliente se decepcione com a oficina e não conte mais com a sua marca

Gestão de oficina e tecnologiaPowered by Rock Convert

Lembre-se que a transparência é a melhor forma de garantir uma negociação justa para ambas as partes.

Apresente os diferenciais dos seus serviços

Outra boa forma de alcançar uma boa negociação é evidenciando ao cliente o diferencial do seu trabalho. Isso acontece porque o cliente percebe que na sua empresa vai ser possível conseguir vantagens como prazos mais rápidos, serviços mais completos, contrato com garantia, equipamentos adequados para a reparação, etc. Dessa forma, o cliente entende que o dinheiro investido não vai ser em vão.

Evidencie a qualidade das peças e dos produtos utilizados

Para contornar as objeções do cliente, mostre a ele a qualidade das peças e dos produtos que são oferecidos na sua oficina. Evidencie que o valor cobrado está dentro das condições de qualidade esperadas pelo serviço

O gestor pode também convencer o cliente ao demonstrar a ele que o gasto, na verdade, é um investimento que vai evitar problemas futuros, como o retrabalho ocasionado por uma reparação mal feita.

Atente-se à concorrência

Não basta você levar em consideração os valores de cada trabalho da oficina segundo o tempo e o esforço técnico investidos: é preciso ter uma noção dos preços dos mesmos serviços no mercado. 

Se o cliente se deparar com um custo que está muito distante do valor médio da concorrência, provavelmente ele vai optar por outra empresa. Para evitar esse tipo de situação, procure saber as condições de preço e trabalho concedidas pela concorrência, com o objetivo de estabelecer um valor estratégico na sua oficina.

Como investir nas habilidades de negociação

A contestação de preços é algo natural, que acontece em todo tipo de negociação — em uma venda ou na realização de serviços. Dessa forma, para que a empresa não baixe a sua margem de lucros e não deixe de fidelizar clientes, é necessário que a equipe de atendimento invista em habilidades e negociação. 

Nessa tarefa, é preciso saber o que vale ser citado sobre a oficina para despertar a atenção do cliente, bem como até que valor é possível ceder ou mesmo como justificar um preço que está um pouco acima da média do mercado.

Vale lembrar que muitos desses clientes que contestam o preço podem não ter condições financeiras para arcar com o valor. Nesse caso, desde que não comprometa o lucro da empresa, talvez seja válido ceder ao cliente e conquistar sua fidelidade.

Essas são as principais informações de como contornar objeções de clientes que reclamam do preço de serviços mecânicos. Percebe-se que, com algumas estratégias e condutas de negociação, é possível fechar um acordo lucrativo para a empresa e para o cliente.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do tema!

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert