Gestão de Oficina Para o Mecânico

Propaganda para oficina: aprenda a fazer de forma a atrair clientes

propaganda para oficina

Está sem tempo para ler? Você pode ouvir este post:

A publicidade é fundamental para que uma empresa se mantenha e cresça no mercado. Afinal, como as pessoas saberão sobre o seu serviço sem que você mostre a elas? Por isso, todo proprietário de mecânica deve entender um pouco sobre propaganda para oficina.

Se você deseja aumentar os seus rendimentos e se tornar referência de qualidade na sua área, é preciso levar isso em conta. É por meio de um marketing eficiente que o seu empreendimento crescerá e conquistará mais clientes. Além de fidelizar os que já frequentaram o local.

Então, que tal aprender sobre o assunto? Confira as informações deste post e saiba como fazer um planejamento incrível para sua empresa!

Tenha uma identidade visual

O primeiro elemento a compor a propaganda para oficina é sua identidade visual. Ou seja, a marca que os consumidores vão ver e lembrar quando pensarem em serviços mecânicos. Isso é importante porque a imagem fica marcada na lembrança das pessoas, sendo uma maneira eficiente de apresentar seu negócio.

Quando essa marca vem acompanhada de um slogan curto e interessante, melhor ainda. Assim, as pessoas lembrarão mais facilmente da sua oficina. O caminho para conquistar isso é usar a criatividade e ter um profissional de design para ilustrar as suas ideias.

Não deixe de fazer uma placa bonita e visível na porta do seu estabelecimento, com o nome, a identidade visual da empresa e seu telefone de contato. Isso é essencial para aproveitar o próprio espaço para um marketing. Dessa forma, motoristas que passarem na rua poderão ver o local e lhe procurar.

Inclua sua marca e slogan em todas as propagandas que você fizer — em um site, em um perfil de redes sociais, no cartão de visitas, em panfletos, etc. Com o tempo, isso ajuda a consolidar sua identidade no mercado. Você consegue lembrar o logotipo e o slogan de grandes empresas que conhece hoje? Seguindo essa dica, a sua marca pode chegar ao mesmo patamar que elas!

Aposte na propaganda boca a boca

A melhor publicidade continua sendo a indicação dos clientes que gostaram do seu serviço. Afinal, não adianta investir muito dinheiro em propagandas se os consumidores atraídos por elas não gostarem, por exemplo, da forma como são atendidos pelos funcionários na sua oficina mecânica.

Isso teria como consequência uma propaganda negativa em paralelo. Por isso, o melhor é investir na atração de novos clientes e, ao mesmo tempo, na fidelização dos atuais. Um consumidor satisfeito com a qualidade e com o preço do seu trabalho certamente lembrará de você quando alguém pedir uma indicação a ele.

Uma boa estratégia nesse ponto é ter um bom pós-venda. Isto é, entrar em contato com os clientes que foram atendidos e fazer uma pesquisa de satisfação, pedir feedback sobre o serviço, oferecer descontos e lembrá-los das próximas revisões. Com essas ações, você constrói relacionamentos duradouros.

Anuncie os seus serviços

É possível fazer várias formas de propaganda para oficina. Você pode anunciar a sua marca em sites, jornais, publicações do bairro etc. A dica para saber o que é mais efetivo é pesquisar seu público-alvo e entender quais são as melhores formas de chegar até ele.

O anúncio no jornal, por exemplo, pode não aproximar pessoas mais jovens, que certamente utilizam muito mais a internet. Já propagandas pelo bairro podem servir bem aos empresários que têm como objetivo se tornar referência de serviço naquela região. Por isso, sua escolha depende do seu planejamento estratégico para o negócio.

Algo que vale muito a pena é investir na propaganda pela internet. Fazer um cadastro empresarial no site de buscas garante que a sua oficina apareça quando as pessoas procurarem por mecânicos para carros. Além disso, ter um site ou perfil nas redes sociais e publicar conteúdos interessantes, fotos da oficina, depoimentos de clientes e promoções é muito válido.

Não se esqueça, ainda, de ter um cartão de visitas. Por mais que a presença online seja fundamental, essa forma de publicidade nunca perde sua importância. Você pode distribuí-lo em empresas próximas ou guardar para entregar aos consumidores que frequentam sua oficina.

Crie ofertas

Atrair clientes com descontos e promoções sempre será uma das maneiras mais eficientes de fazer propaganda para oficina. Afinal, você conhece alguém que não gosta de receber abatimentos no pagamento ou ganhar brindes?

Por isso, considere usar ofertas como forma de aumentar o retorna da sua publicidade. Para que essa ação seja mais efetiva e traga resultados melhores, a dica é aliar isso com o planejamento geral da empresa. Por exemplo, avalie os momentos de menor demanda e crie promoções que aumentem seus resultados nesse período. Assim, você não tem baixas muito significativas ao longo do ano.

Outra estratégia é estar atento às promoções realizadas pelos fornecedores. Em muitos casos, você pode aproveitar campanhas promovidas por parceiros importantes para alavancar suas vendas. Você pode contar com a publicidade realizada pela empresa e aliar sua marca, unindo forças em benefício das duas.

Além disso, você pode elencar os serviços menos procurados e fazer um pacote desses com os produtos que os clientes mais desejam. Assim, você oferece promoções e consegue movimentar melhor o seu estoque.

Faça parcerias

Por fim, uma ótima dica de publicidade é fazer parcerias com outras empresas. Há diversas possibilidades para isso. Uma delas é procurar negócios próximos e oferecer descontos para os clientes de lá. Nem precisa selecionar apenas locais que tenham relação com a oficina. Mesmo em padarias ou lojas de roupas, por exemplo, pode haver consumidores interessados no seu serviço.

Outra opção é estabelecer parcerias com empresários do mesmo ramo, mas que ofereça serviços que não estão no seu negócio. Um exemplo é ter abatimentos na pintura em outra oficina se fizer a manutenção na sua.

Uma parceria que costuma trazer bons retornos é entre oficina e seguradora de veículos. Cadastrar-se como mecânica autorizada dessas empresas aumenta bastante a demanda pelo seu serviço. Então, vale a pena considerar essa possibilidade.

Não deixe de reconhecer a importância da propaganda para oficina mecânica. Afinal, a sua empresa precisa de estratégias para se manter e crescer no mercado. As nossas dicas podem ajudar muito nisso. Então, aproveite e coloque todas em prática!

Este post foi útil? Se quiser mais ideias para a sua oficina, temos uma indicação especial para você. Continue no blog e confira como fazer a fachada de uma oficina!

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert