Gestão de Oficina Para o Mecânico

Planejamento de estoque para oficina: faça o seu para o resto do ano

Planejamento de estoque para oficina mecânica

Ouça este post no player abaixo:

Depois das festas de final de ano e carnaval, o trabalho de gestão na oficina precisa ser retomado com eficiência. Continuar prestando um bom serviço para seus clientes é fundamental. Entretanto, também é hora de fazer o planejamento de estoque para oficina. Este é o momento de definir como serão suas compras ao longo do ano. Quanto antes você puder começar, melhor.

Infelizmente, muitos donos de oficinas acabam não fazendo esse planejamento com antecedência para o ano inteiro. Isso pode levar a diversos problemas. Alguns exemplos são: falta de material, entregas atrasadas e dificuldades na hora de prestar um bom serviço para o seu público. Se você quer evitar esse tipo de erro, é melhor se planejar para o ano todo, não só para o próximo mês.

Se você quer entender melhor a importância do planejamento de estoque para oficina e como fazê-lo da forma correta, acompanhe.

Quais as vantagens de um bom planejamento de estoque?

Há vários motivos para planejar seu estoque com cuidado. Algumas das vantagens que você obtém nesse processo são:

Fazer promoções

Muitas empresas fazem promoções em épocas de baixa demanda. Assim, ofertam mais produtos e serviços por preços melhores e ajudam a movimentar seus recursos. Porém, muitas delas também acabam passando por uma escassez de estoque logo depois. Isso porque muitas vendas foram realizadas sem fazer o devido planejamento. Isso significa que você perde alguns dias de trabalho sem poder prestar serviços básicos.

Por outro lado, a falta de planejamento também pode levar a comprar mais do que o necessário durante as épocas de promoção. O resultado, nesse caso, é um estoque entulhado de materiais que não tiveram uma boa vasão. Além disso, os produtos podem sofrer danos nesse período ou expirarem a data de validade. Com o planejamento adequado, você pode prevenir esses prejuízos.

Melhorar o atendimento ao cliente

Sempre que você recebe um novo pedido de um cliente, precisa conferir se tem todo o material e mão de obra necessários para concluir o serviço em tempo hábil. Caso contrário, não terá como deixar seu cliente satisfeito. Porém, ter que recursar um serviço por causa de falta de estoque sempre causa uma impressão muito ruim aos olhos do público.

Com um planejamento de estoque para oficina, você pode evitar esse tipo de problema durante o atendimento. Com um cliente mais satisfeito, você também tem melhores chances de fidelização no médio e longo prazo.

Aproveitar mais oportunidades

Como já mencionamos, quando você não faz o seu planejamento adequadamente pode acabar sem material para aceitar um serviço. Isso também significa que você perdeu uma parte do seu faturamento naquele dia. Até que o fornecimento seja normalizado, você vai continuar perdendo oportunidades de fechar negócio e reduzindo sua rentabilidade.

A menos que a oficina inteira esteja de férias ao mesmo tempo, qualquer dia sem trabalho é uma oportunidade perdida. Passar por essa situação por falta de estoque está fora de questão em uma boa oficina. Com o planejamento adequado para o ano inteiro, sempre terá um fornecimento novo pronto para chegar quando outro estiver encerrando.

Como fazer um planejamento de estoque para oficina?

Agora que você entende a importância de se planejar para o próximo ano, o próximo passo é saber como colocar isso em prática. E para ajudar, separamos aqui algumas dicas. Acompanhe!

Mantenha um registro preciso

Um dos erros mais comuns na gestão de estoque em vários negócios é com relação à criação de registros. Alguns empreendedores, especialmente em pequenos negócios, tendem a deixar tudo na informalidade. Não se preocupam em criar uma lista precisa dos itens disponíveis no estoque, datas de entrada, volume do carregamento, entre outros dados importantes.

Quando cada item chegou, quando ele foi retirado do estoque e por quem. Essas são informações vitais para a administração correta dos produtos armazenados na sua oficina. Só com esses dados é que você pode prever o fluxo de mercadoria e se planejar para suprir a demanda do público ao longo do ano.

Estabeleça prioridades

Quando você faz uma lista de compras, é normal ter nela alguns itens que são considerados mais importantes do que outros. Dessa forma, se o seu orçamento ou espaço estiverem limitados, você sabe o que pode cortar sem prejudicar seu dia a dia. O mesmo vale para o planejamento de estoque para oficina mecânica.

Ao definir seu plano de compras e fornecimento, lembre-se também de marcar os itens considerados indispensáveis. Entretanto, é importante também destacar aqueles considerados dispensáveis em caso de emergência ou os que apenas são solicitados de acordo com a sazonalidade. Dessa forma, você poderá se adaptar rapidamente a qualquer mudança de planos ou problemas no seu orçamento.

Tenha uma organização padronizada

Outro fator que influenciará bastante seu planejamento, assim como sua gestão de estoque em geral, é a forma como você dispõe os produtos em sua oficina. O pior que você pode fazer é deixar caixas e mais caixas empilhadas umas sobre as outras. Isso acaba dificultando o acesso a qualquer item individual e arriscando danificá-los.

Primeiramente, crie um padrão de organização para seu estoque, colocando todos os itens em áreas acessíveis. Utilizar alguma regra intuitiva, como itens em ordem alfabética ou separar materiais consumíveis de peças e ferramentas, também pode ajudar bastante.

Faça parcerias com bons fornecedores

Por fim, o melhor que você pode fazer pelo seu planejamento de estoque para oficina é avaliar e reavaliar todos os seus fornecedores. Comprar com empresas que oferecem a melhor relação entre custo e benefício é sempre uma vantagem. Assim, você pode conseguir acordos vantajosos por contratos de prazo mais longo.

Mesmo que você já possua bons fornecedores, ainda deve tirar um tempo para reavaliar os contratos e comparar as opções disponíveis hoje no mercado. Isso pode mostrar que há novas empresas disponíveis, com melhores condições de negócios, produtos de melhor qualidade e/ou mais vantagens pela sua fidelização.

Com essas dicas, você já está bem mais preparado para fazer o seu planejamento de estoque para oficina até o ano que vem. Lembre-se de continuar se informando mais sobre o tema e acompanhar o desempenho do seu negócio. Nunca se sabe quando você terá uma boa oportunidade de crescimento.

Quer começar a aprender mais agora mesmo? Então baixe nosso e-book sobre gestão de estoque e fique bem mais preparado.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert