Para o Mecânico

Mulheres na oficina mecânica: como atender esse público corretamente?

Mulheres na oficina mecânica

Tradicionalmente, especialmente em núcleos familiares, os homens sempre tenderam a assumir o trato de assuntos relacionados a automóveis. No entanto, essa realidade tem mudado, já que o número de mulheres que se interessam pelo setor automobilístico cresce progressivamente e elas estão cada vez mais empenhadas em tomar as rédeas das questões que envolvem a manutenção de seus veículos.

Hoje, aquela obsoleta e arcaica divisão entre os sexos perdeu força e as mulheres estão mais independentes e empoderadas para lidar com temas que já foram tabu para o gênero feminino.

Com isso, empreendedores (e empreendedoras) do ramo de oficinas mecânicas, precisam rever a forma como o negócio são geralmente conduzidos. Não há mais espaço para machismos e os funcionários precisam aprender a lidar com esse público caso a oficina não esteja disposta a perder clientela — especialmente entre um público que só tende a aumentar.

Pensando nisso, neste post falaremos sobre mulheres na oficina mecânica e daremos algumas dicas valiosas sobre como atender esse público corretamente. Acompanhe!

 

As mulheres e a indústria automotiva

A quantidade de mulheres com habilitação de motorista cresceu, assim como a presença feminina em serviços como: motoristas de ônibus, caminhões, táxis e serviços de carros particulares. No entanto, o número de mulheres nesse setor ainda é baixo, e o preconceito enfrentado por elas ainda é grande.

As indústrias e empreendimentos automotivos estão atentos para esse crescimento da quantidade de mulheres no mundo automobilístico, pois atualmente a preocupação em fabricar veículos modernos, com muitos acessórios tecnológicos e com condições melhores de ergonomia, são as principais características buscadas por elas na hora de comprar um carro.

O interesse feminino por automóveis tende a crescer ainda mais, à medida que as montadoras se preocupam em criar modelos que cumpram as preferências desse novo grupo de clientes.

 

Aumento da presença feminina nas oficinas mecânicas

Além do aumento do interesse delas pelo design de automóveis e seus acessórios, o engajamento do público feminino vem crescendo cada vez mais, e muitas mulheres buscam conhecer mais sobre os aspectos mecânicos de seus carros.

E não é só como clientes que as mulheres estão marcando presença nas oficinas mecânicas, o interesse desse grupo por profissões que foram taxadas por muitos anos como masculinas, começam, também, a ser ocupadas por mulheres.

 

A formação do público feminino nesse setor

Em cursos de engenharia é comum que a maioria dos estudantes sejam do sexo masculino, no entanto o número de matrículas femininas tem crescido cada vez mais, contribuindo para acabar com a predominância masculina na área. Hoje, já é de conhecimento público que talento não depende de gênero, e na área mecânica elas também conseguem dar conta do recado!

 

Como atender ao público feminino?

Lidar com o público feminino significa, é claro, repensar velhos hábitos e entender que em muitos casos a cliente precisará de uma assistência mais detalhada e atenciosa. Afinal, esse é um nicho que muitas vezes ainda está se familiarizando com o universo automotivo.

A seguir falaremos sobre as melhoras práticas para melhorar o atendimento da sua oficina mecânica para o público em geral e, é claro, para o público feminino. Confira:

 

Capacite seus funcionários

Seus funcionários precisam entender que nem todos os clientes sabem como funciona um veículo. Por isso, ele precisa não só ouvir o/a cliente como também ter paciência para explicar o que será realizado no veículo.

Enquanto o automóvel estiver na oficina, é interessante oferecer uma espécie de status atualizado sobre o andamento da revisão ou manutenção do veículo. Dessa maneira, a clientela não precisará ficar ligando para saber quando o automóvel estará pronto. Isso poderá ser feito por mensagem, e-mail, telefonema ou até mesmo WhatsApp.

 

Cuide da limpeza e da organização da oficina

A imagem de uma oficina repleta de sujeira e cheia de pôsteres de mulheres espalhados pela parede é ultrapassada. Ainda que seja difícil evitar graxa e poeira, manter a organização e a limpeza agradará não somente ao público feminino.

É imprescindível pensar no bem-estar dos seus clientes, vale ressaltar que pôsteres que objetificam as mulheres podem ser de extremo mau gosto, deixar de colocar ou até mesmo retirar caso tenha algum é um passo simples para que elas sintam-se mais confortáveis no ambiente.

 

Mantenha um bom estoque de peças

A demora é um dos principais motivos de insatisfação de clientes e motivo pelo qual muitos não voltam a contratar o serviço. Por isso, a agilidade deve ser sempre priorizada. Para tanto, manter um bom estoque de peças é primordial. Desse modo, você não precisará atrasar entregas em função de demoras para de chegada dessas mercadorias.

Avalie quais itens têm maior saída e negocie bons preços com fornecedores para que seu estoque esteja sempre abastecido. Além disso, é bom ter fornecedores próximos e que possam te atender rapidamente em casos de emergência.

 

Cumpra os prazos de entrega

Outro ponto muito importante para agradar a todos os clientes é a pontualidade no cumprimento de prazos preestabelecidos. Para evitar contratempos, procure sempre priorizar prazos estendidos e antecipe a entrega, desse modo você garante o que foi dito e surpreende o cliente de forma positiva.

 

Nunca negligencie o pós-venda

Poucas coisas queimam tanto o filme de uma oficina quanto alguém levar um veículo para manutenção e, em pouco tempo, ele voltar a apresentar o mesmo problema. Por isso, sempre que concluir um atendimento, deixe claro ao cliente que ele poderá voltar a trazer o automóvel caso o problema ressurja ou surjam novos.

Nesses casos, o atendimento deve ser extremamente ágil e atencioso, caso contrário você correrá o risco de aborrecer a clientela e, potencialmente, prejudicar a imagem do seu negócio.

Além disso, ao atender as mulheres na mecânica, ou qualquer outro cliente, pergunte por qual meio preferem se comunicar e mantenha contato pelo meio que ele preferir.

 

Automatize sua oficina

Grandes arquivos, fichas, cadernos e pastas são coisa do passado! Automatizar os dados e informações do funcionamento da sua oficina mecânica é um passo muito importante para otimizar os resultados e conseguir mais segurança e confiabilidade na armazenação de arquivos.

Gostou das nossas dicas para o bom atendimento de mulheres na mecânica? Siga nossas dicas e faça com que sua oficina seja um verdadeiro sucesso entre todos os públicos. Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus colegas e parceiros comerciais nas redes sociais!

Ebook como trocar uma pastilha de freio