Para o Mecânico

Quer se tornar um mecânico de carro de competição? Veja o que é preciso!

Carro de competição

As competições de carros são sempre sinônimo de muita emoção e adrenalina. Todas as manobras, arrancadas e corridas formam um universo que contagia muitas pessoas.

E não é apenas dos pilotos e dos fãs que estamos falando. Afinal, o mecânico de competição também precisa se envolver de maneira intensa com as disputas. A atuação desse profissional é fundamental para o resultado dentro das pistas, o que o transforma em uma peça indispensável a qualquer equipe de competições.

Se você também é um apaixonado por automobilismo e quer se especializar nessa área, continue lendo este post. Vamos mostrar o que você precisa fazer para se tornar um mecânico de carros de competição.

As principais atividades de um mecânico de carro de competição

Ainda que muitas das atividades se assemelhem àquelas já comuns na rotina dos profissionais de reparação em geral, algumas tarefas são mais comuns aos que atuam em competições. Uma das principais peculiaridades é que os carros costumam ser montados por inteiro pelos mecânicos.

Como esse trabalho não é nada simples, é imprescindível que o profissional tenha conhecimentos e experiência em todos os princípios da reparação automotiva. Desde a estrutura do veículo até o motor, tudo tem que ser cuidadosamente preparado e inspecionado pelos mecânicos.

E esse trabalho começa bem antes do momento da competição. A preparação para os eventos se estende por vários dias antes e até depois das disputas, o que exige dedicação e comprometimento de quem quer trabalhar na área.

Em um segmento em que os carros são muito semelhantes, a atuação dos mecânicos costuma ser um grande diferencial. Nas mãos desses profissionais está a responsabilidade de fazer com que os carros estejam em sua melhor forma no momento de ir para a pista.

Características dos mecânicos de carro de competição

Para executar um trabalho tão exigente, algumas características são fundamentais a esses profissionais. Veja agora quais são as principais e descubra se você se encaixa no perfil requisitado pela função.

Ser apaixonado por automobilismo

Podemos dizer que essa é a exigência número um para quem quer ter sucesso como mecânico de carros de competição. Ainda que todos os profissionais reparadores precisem ter afinidade com seu ofício em alguma proporção, essa característica é notável naqueles que atuam nessa área.

Isso porque esse é um trabalho que, além da precisa atuação técnica, envolve um intenso clima de disputa. Para se manter sempre focado e motivado, é necessário que o mecânico assimile bem esse ambiente e as pressões que ele gera.

Por isso, aqueles que são apaixonados por automobilismo certamente conseguirão se adaptar de maneira mais rápida e atuar no ritmo que as competições exigem.

Demonstrar proatividade

Um profissional proativo é aquele que está sempre alerta às situações que podem exigir a sua atuação e que se esforça inteiramente para resolver qualquer problema. Essa qualidade é vital em um ambiente tão dinâmico quanto o das competições de automobilismo.

Tanto os dias que antecedem os eventos quanto os dias seguintes são sempre cheios de tarefas a serem cumpridas, o que demanda o mais alto nível de comprometimento por parte dos mecânicos. Sem a proatividade exigida, o trabalho de toda uma equipe pode ser comprometido e o profissional dificilmente conseguirá se manter na posição por muito tempo.

Ser organizado

Diante de tantas tarefas que precisam ser executadas no menor tempo possível, a organização se torna mais uma característica indispensável aos mecânicos de carros de competição. E a organização da qual falamos deve refletir no momento da atividade em si e também na vida pessoal.

Como a rotina desses profissionais está diretamente ligada ao calendário de competições, o planejamento é essencial para que se possa equilibrar as datas de trabalho com os momentos de descanso.

Na hora de pôr a mão na massa, ser organizado ajuda a dar mais agilidade às atividades. Com cada coisa em seu devido lugar, o mecânico estará preparado para atuar de forma consciente e se destacar em uma profissão tão concorrida.

Passos para se tornar um desses profissionais

Se você se identificou com as características e com o dia a dia de um mecânico de carros de competição, provavelmente está se perguntando quais são os passos que você deve dar rumo a esse objetivo, não é mesmo?

Veja agora o que você precisa fazer para ingressar nesse universo tão emocionante.

Busque por cursos de especialização

A formação de mão de obra especializada para atuar em competições é apontada com uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas equipes. Isso porque a oferta de cursos específicos para essa área ainda é muito pequena por aqui.

Caso a oportunidade de fazer um curso inteiramente voltado às competições não esteja ao seu alcance, você pode optar por uma capacitação tradicional em mecânica. No entanto, será preciso estar sempre em busca de conhecimentos adicionais, alinhados com as particularidades do automobilismo.

Desenvolver esse aprendizado é algo que dependerá muito do empenho do próprio interessado, já que dificilmente as informações estarão agregadas em um único lugar. Isso demonstra que a proatividade se faz necessária mesmo antes de, enfim, conseguir atuar na área de desejo.

Faça aulas de inglês

Como você sabe, a língua inglesa é a mais utilizada para a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades. Logo, ela se torna quase uma exigência para quem quer fazer parte de um segmento em que há um grande intercâmbio cultural.

Além de ajudar na hora de se comunicar, o idioma também é vital na parte prática do serviço. Para se ter um exemplo, os engenheiros de setup de carros — profissionais que cuidam de cada detalhe do desenvolvimento dos veículos — utilizam em seu dia a dia equipamentos que vêm de fora, com todas as orientações passadas em inglês.

Por isso, o domínio da língua inglesa é um grande diferencial para aumentar suas chances de crescer e ter sucesso dentro das oficinas de competição.

Conte com um fornecedor de confiança

Os mecânicos de carro de competição precisam estar muito atentos às rígidas regras dos eventos em que participam. Desrespeitá-las certamente acarretará perdas para toda a equipe.

Muitas dessas regras estão relacionadas às especificações nas quais as peças e equipamentos dos veículos devem se enquadrar. Por isso, a escolha de um bom fornecedor faz toda a diferença na execução dos serviços.

Atuar ao lado de empresas que conhecem a fundo as particularidades das competições reduzirá consideravelmente a possibilidade de divergências que podem prejudicar a carreira de um mecânico.

Conseguir se tornar um mecânico de carro de competição pode não ser uma tarefa fácil. No entanto, a sensação de atingir um objetivo como esse certamente será muito recompensadora e mostrará que todo esforço feito valeu a pena.

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro das nossas próximas dicas, assine agora a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos em primeira mão!

Ebook como trocar uma pastilha de freio