Gestão de Oficina Para o Mecânico

Google Meu Negócio: o que é e por que cadastrar sua oficina?

Google meu Negócio

Provavelmente, você já deve ter pesquisando um produto ou serviço pela internet, não é mesmo? Assim como você, existem milhares de pessoas que fazem a mesma coisa. Por esse motivo, ter a sua empresa aparecendo nos resultados de pesquisa do Google ou do Google Maps é essencial para promover a expansão da sua marca. Mas como fazer isso? A resposta é bastante simples: pelo Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma plataforma que serve como uma vitrine para a divulgação da sua empresa. Sendo assim, investir nessa ferramenta é a maneira mais segura e prática de atrair os clientes certos. Quer uma prova? Quando um motorista precisa de um serviço de manutenção para o veículo, mas não sabe qual estabelecimento recorrer. Onde você acha que ele vai pesquisar o melhor local? Na internet!

Sendo assim, por meio do Google Meu Negócio, sua oficina mecânica tem a chance de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa no Google. Se você quer saber mais sobre o assunto, não perca este conteúdo! Vamos explicar as principais informações que vão ajudá-lo a colocar sua empresa no radar dos clientes!

O que é o Google Meu Negócio?

Criado em 2014 com o objetivo de unificar as funcionalidades existentes nas páginas do Google + e no Google Places, o Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita. Ele permite que os empreendedores, independentemente do tamanho ou segmento da empresa, divulguem sua marca nos resultados orgânicos de pesquisa, tanto no Google quanto no Google Maps.

Sendo assim, após a unificação das funcionalidades, o Google Meu Negócio passou a oferecer os seguintes serviços:

  • a localização da sua empresa pelo Google Maps ― incluindo um tour virtual pelas proximidades do local. Essa funcionalidade permite que você tenha uma visualização de 360º e oferece opções de rotas até o estabelecimento;
  • disponibiliza os dados da sua empresa, como endereço, e-mail, site e o telefone para contato ― permitindo que o usuário possa efetuar a ligação diretamente da própria plataforma;
  • permite que o usuário tenha acesso a informações referentes ao horário de funcionamento e de maior movimentação;
  • mostra fotos internas da empresa;
  • expõe as notas e os comentários dos clientes;
  • compartilhamento de perfis em outras redes sociais.

Informações como essas são essenciais para quem procura um produto ou serviço pela internet. É nesse momento que o Google Meu Negócio proporciona resultados para a sua empresa. Contudo, é importante que você tenha em mente que existem três formas diferentes (as quais vamos abordar ao longo do artigo) de a sua oficina mecânica aparecer nos resultados de busca.

Quais os principais benefícios de cadastrar sua oficina?

Além de servir como vitrine para as empresas e, assim, potencializar a divulgação da sua marca nas buscas orgânicas, o Google Meu Negócio também oferece outras vantagens para a sua oficina. Veja quais são!

Ser encontrado pelos clientes no momento certo

Ser encontrado pelos clientes no momento em que eles mais precisam é, sem dúvidas, uma das principais vantagens do Google Meu Negócio. Esse serviço oferece para a empresa a oportunidade de se aproximar do público-alvo de maneira natural sem afetar a sua jornada de compra.

Para se ter uma ideia melhor da eficiência desse benefício, basta você se colocar no lugar do seu público-alvo e se imaginar na seguinte situação: o seu carro precisa de uma revisão completa. Ao pesquisar no mecanismo de busca do Google por “oficinas mecânicas”, quais serão as chances de você solicitar os serviços de algumas das empresas que apareceu nos resultados?

As chances serão altas, não é mesmo? Da mesma forma, vai acontecer com os seus potenciais clientes. Ao cadastrar sua empresa na plataforma Google Meu Negócio você está aumentando o alcance de visibilidade da marca e aproveitando a oportunidade para atrair os clientes certos no momento ideal.

Expandir o alcance de uma empresa

Alinhada às vantagens de ser encontrado no momento certo está a possibilidade de expandir o alcance da sua empresa e, assim, garantir a sua presença digital. Isso porque aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já conta como pontos positivos para o seu negócio.

Além disso, essa ferramenta não se limita apenas a divulgar a marca para os consumidores locais. Isso significa que a sua oficina mecânica pode atrair clientes de outras regiões e estados. Ou seja, sua empresa pode alcançar pessoas que você nunca imaginou, fazendo com que as possibilidades de expansão sejam infinitas.

Proporcionar mais interação com o público

Nos dias de hoje, a interação com o público tem sido uma ação cada vez mais utilizada pelas empresas. Isso porque, ao estabelecer uma comunicação mais acessível com o cliente, você está diminuindo a distância entre ele e a sua marca, criando, assim, um relacionamento mais próximo e capaz de fidelizá-lo.

Por esse motivo, o Google Meu Negócio permite que essa interação entre empresa e consumidor aconteça. Na plataforma, ele pode avaliar o seu serviço com notas ― que variam de 1 a 5. Ou, ainda, deixar um comentário expressando uma ideia, sugestão, crítica ou dúvida.

Permitir às pessoas conhecerem melhor sua oficina mecânica

Devido à riqueza das informações úteis disponibilizadas na plataforma, o potencial cliente toma conhecimento da sua existência e da qualidade dos seus serviços sem precisar comparecer ao local. Afinal, além de disponibilizar os dados básicos, como endereço, número para contato e a localização no Google Maps, o cliente tem a opção de fazer um tour virtual pelo seu estabelecimento.

Sendo assim, com as informações dispostas de forma detalhada, você permite que o potencial cliente tenha mais certeza da escolha e fique satisfeito antes mesmo de surpreender positivamente com o que verá em sua oficina.

Possibilitar a edição por meio de um aplicativo

Com o objetivo de proporcionar ainda mais praticidade e agilidade para quem gerencia o perfil da empresa, foi desenvolvido o aplicativo Google Meu Negócio ― disponível nas versões Android e iOS. Nele, você consegue responder os comentários dos clientes, atualizar a página e fazer novas publicações.

Afinal de contas, não é sempre que você terá à disposição um computador para fazer alguma edição ou responder um comentário. Por isso, o aplicativo foi a solução encontrada para oferecer praticidade e agilidade. Ao ser instalado em um dispositivo móvel, o administrador consegue gerenciar o perfil em qualquer momento do dia, de maneira bem ágil.

Como a oficina aparece nos resultados do Google?

Como já foi mencionado no tópico anterior, ao fazer o cadastro no Google Meu Negócio, sua empresa pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google de três formas diferentes. Quer saber quais são eles? Então, siga a leitura deste tópico!

1. Quando se pesquisa um tipo de serviço sem definir o lugar

Pense na seguinte situação: você é o proprietário do veículo e teve um problema com alguma das peças, precisando urgentemente de um reparo. Como não conhece nenhuma oficina por perto, busca a palavra-chave (nesse caso, oficina mecânica) no Google. Ao fazer isso, o retorno será em favor de empresas que estão mais próximas geograficamente de você.

Isso acontece porque a inteligência do motor de busca tende a considerar que o mais próximo é o que vai atendê-lo melhor. Quando você pesquisa pelo smartphone, então, o resultado é ainda mais preciso, muito devido ao GPS do aparelho.

2. Quando a pesquisa é feita especificando a localização da empresa

Normalmente, esse tipo de busca é feita quando o cliente está em uma localização diferente. Ou seja, diferentemente da primeira opção, que as empresas apresentadas na pesquisa serão as mais próximas.

Esse tipo de pesquisa funciona um pouco diferente. Ou seja, os resultados da busca serão as empresas que estão próximas da localização especificada na pesquisa. Para você entender melhor, basta imaginar o seguinte exemplo: um cliente vai para outro bairro ou cidade e decide pesquisar sobre um serviço que esteja próximo à determinada localização – não próximo a onde ele se encontra.

Para fazer a pesquisa, será preciso fornecer o tipo de serviço desejado mais o nome do bairro ou cidade em que ele busca este atendimento. Assim, o Google vai exibir os resultados de acordo com o lugar apontado na pesquisa, independentemente de onde a pessoa esteja.

3. Quando a pesquisa é feita usando o nome da empresa

O Google Meu Negócio também permite que o cliente faça a pesquisa apenas com o nome da sua marca. Nesse caso, se a empresa já está cadastrada na plataforma, todas as informações referentes ao seu negócio serão fornecidas nos resultados de busca.

Qual é a importância de se cadastrar no Google Meu Negócio?

Como mencionamos, o Google Meu Negócio se tornou um forte aliado para os empreendedores, pois, além de ser uma ferramenta gratuita, é fácil de usar. Essa vantagem permite que empresas, independentemente do tamanho ou segmento, possam gerenciar suas presenças online tanto no Google quanto no Google Maps e, assim, estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes.

Por isso, no momento de realizar o cadastro, é muito importante inserir dados confiáveis, pois eles serão os responsáveis por atrair o seu público-alvo. Afinal de contas, ao verificar e editar as informações sobre o seu negócio, você terá a opção de contar a história da sua marca e, assim, divulgá-la para os clientes que encontrarem você.

Em razão disso, o Google Meu Negócio é a solução certa para promover a expansão da sua marca. Lembrando que essa ferramenta foi desenvolvida com foco nas empresas que mantêm o contato direto com os seus clientes durante um horário específico. Sendo assim, não é indicado para loja e-commerce, aluguel ou venda de imóveis.

Para as grandes empresas que atendem aos requisitos do cadastro, o Google Meu Negócio disponibiliza um recurso que permite ao gestor gerenciar várias localizações em massa. Vale ressaltar que essa ferramenta também possibilita o acesso a informações importantes que vão ajudá-lo a descobrir quantas pessoas estão procurando os seus serviços, como elas chegaram até você e assim por diante.

Quais dados são necessários informar?

Primeiramente, é muito importante que o gestor tenha consciência de que o conteúdo publicado deve evidenciar as características que fazem o seu negócio ser único. Nesse sentido, você pode fazer uso da plataforma para expor um pouco da história da empresa, explicar qual é a missão e os valores que ela defende, além de fornecer informações úteis sobre os seus serviços ou produtos.

Apresente as informações de forma clara e honesta. Além disso, sempre priorize conteúdos relevantes e esclarecedores, para que seus clientes entendam o real objetivo da sua empresa. Para que seu negócio apareça nos resultados de busca de forma correta, o Google elaborou um conjunto de diretrizes. Além das orientações básicas, existem alguns dados que são fundamentais para a realização do cadastro, como:

  • nome real da empresa;
  • endereço;
  • site e telefone próprio da empresa;
  • horário de funcionamento;
  • categorias ― para que escolha a que mais represente o seu negócio;
  • cardápio: essa opção descreve os serviços oferecidos pela empresa ― esse dado é exclusivo para estabelecimentos, como restaurantes, spas, oficinas mecânicas, barbearias etc.

Como cadastrar sua oficina na plataforma?

Após entender a importância e conhecer os benefícios do Google Meu Negócio, você provavelmente deve estar curioso para saber como realizar o cadastro da sua oficina mecânica na plataforma, não é mesmo? Mas não se preocupe! Preparamos um passo a passo simples e prático, a fim de ajudá-lo nesse processo. Veja só!

  1. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique na opção “Fazer login”.
  2. Crie uma conta no Google ou faça uso de uma conta já existente. Lembrando que ela será específica para o uso da empresa — por isso, faça o cadastro com um e-mail comercial. Após esse processo, clique na opção “Próxima”.
  3. Adicione o endereço da empresa e clique na opção “Próxima”.
  4. Defina se o local da sua empresa será exibido no Google Maps e, novamente, selecione a opção “Próxima”.
  5. Selecione uma categoria que seja específica para o seu tipo de negócio e siga adiante, clicando em “Próxima”.
  6. Adicione o número para contato e, caso a empresa tenha um site, é nessa etapa que você deve inserir a URL. Após esse processo, basta clicar na opção “Concluir”.
  7. Por fim, selecione uma opção de verificação ou, se preferir, clique em “verificar mais tarde”.

Vale ressaltar que, caso a sua empresa não tenha um site, o Google permite que você crie um endereço digital gratuito com base nas informações já fornecidas. Além disso, se durante a finalização do cadastro aparecer a mensagem “esta ficha já foi reivindicada”, não se preocupe! Basta clicar na opção “Solicitar acesso” e seguir as orientações para reivindicar sua empresa.

Como analisar os relatórios oferecidos?

O insights ou relatórios são um conjunto de informações detalhadas que mostram para o gestor como as pessoas chegaram até a sua empresa e o que fizeram depois de encontrá-la. Sendo assim, confira agora como analisar as informações fornecidas por meio do Google e Google Maps!

Insights fornecido pelo Google Maps

O Google Maps permite que o gestor verifique a frequência de visualização do perfil da oficina mecânica. Por meio dos relatórios, é possível acompanhar a popularidade da marca diante dos atuais e potenciais clientes.

Para ter acesso a essas informações, basta fazer o login na mesma conta do Google Meu Negócio. As informações estarão disponíveis no perfil da marca, na seção “você gerencia o perfil desta empresa”. Lembrando que somente o gestor ou administrador do perfil tem acesso a esses dados.

Insights disponibilizado pelo Google

O acesso a esse relatório pode ser feito por meios de dois aparelhos: computador e dispositivo móvel. Nas duas opções, é necessário que seja feito o login na conta do Google Meu Negócio para em segunda clicar na guia “Início”. Na opção “Desempenho” você terá acesso a um resumo da quantidade de visualizações e pesquisas.

Insights disponibilizado de forma individual

Assim como na opção anterior, as relações de fichas individuais também podem ser acessadas por meio de um computador ou por um dispositivo móvel. Na primeira opção, é preciso fazer o login na conta do Google Meu Negócio para, em seguida, escolher o registro que deseja gerenciar e no menu, clicar na opção “insights”.

Já nos dispositivos móveis, é preciso abrir o aplicador do Google Meu Negócio para, logo em seguida, entrar na seção “Resumo dos insights”, clicar na seta para baixo e visualizar o relatório.

Insights disponibilizado em massa

Para facilitar a visualização dos relatórios e conferir o desempenho da empresa no Google e no Google Maps, é possível fazer o download em massa de várias fichas em uma planilha conforme as seguintes etapas:

  1. selecione as fichas desejadas;
  2. acima da lista de locais, clique em “Fazer download de insights”. Após essa ação, vai aparecer uma nova tela. Então, é só clicar na opção “Gerar relatório”;
  3. por fim, selecione o período dos insights e clique em “Fazer download”.

Vale ressaltar que a visualização do relatório só está disponível para fichas verificadas. Por isso, lembre-se de confirmar o status de verificação de todas as suas fichas.

Como fazer o uso correto da plataforma?

Assim como em outras estratégias de marketing, não basta apenas fazer o cadastro e esperar “chover” clientes na sua empresa. Não é tão fácil assim! Para que o Google Meu Negócio gere bons resultados, é preciso fazer bom uso da plataforma e, principalmente, adotar uma série de boas práticas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a alcançar o sucesso por meio dessa ferramenta. Confira, a seguir!

Mantenha suas informações atualizadas

Manter as informações atualizadas é de suma importância para garantir a credibilidade da sua empresa. Imagine o quão frustrante é para o cliente se interessar pelos seus serviços, mas ao entrar em contato, por exemplo, por meio do número de telefone cadastrado, a ligação cair na caixa postal? Temos certeza de que você não gostaria também!

Além das chances de sua credibilidade entrar em declínio, uma vez que a primeira impressão não foi boa, você perderá a chance de fechar negócio com um potencial cliente. Por isso, procure manter as informações como endereço, fotos do estabelecimento, número para contato e horário de funcionamento sempre atualizadas, a fim de evitar situações como essa.

Monitore as estatísticas de acessos e interações

Umas das vantagens do Google Meu Negócio é possibilidade de monitorar as estatísticas de acesso. Ou seja, além de editar e publicar conteúdos e informações, é possível acompanhar os resultados do perfil da empresa na plataforma por meio do painel de controle. Sendo assim, pode ser observados dados como:

  • chamadas feitas e rotas traçadas pelo cliente;
  • média de avaliação feita pelos consumidores;
  • número de comentários;
  • quantidade de visualizações, cliques e seguidores.

Essa ação, além de garantir maior controle, serve como insight para a criação de estratégias mais eficientes capazes de atrair e fidelizar o seu público-alvo.

Procure sempre conseguir boas avaliações dos clientes

Sem dúvidas, a opinião dos consumidores anteriores vai influenciar a decisão de compra dos futuros clientes. Por esse motivo, está sob sua responsabilidade garantir que as avaliações sejam positivas. Tenha o objetivo de oferecer a melhor experiência para o seu cliente, de forma que ele se sinta motivado a transmitir sua satisfação para o público.

Para isso, é fundamental prestar um bom atendimento, tanto na empresa quanto pelas redes sociais. Responder aos comentários, dispor de ótimos preços, disponibilizar ofertas de qualidade e manter sempre a atenção aos feedbacks dados nos comentários.

Com base nessas informações, fica claro que o Google meu Negócio é um dos principais canais de divulgação que a internet oferece. Por isso, se você quer garantir que a sua empresa tenha presença online, essa é a solução certa. Além disso, a plataforma é gratuita e o cadastro é simples e rápido. Mas não se esqueça de sempre atualizar os dados e manter o monitoramento dos insights. Feito isso, o sucesso será garantido!

Gostou do artigo e quer saber mais? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito e saiba tudo (e mais um pouco) sobre como ter uma gestão de pessoas na sua oficina mecânica.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert