Fras-le desenvolve pesquisa com a Universidade Federal do RS

Parceria de longa data com a Universidade permitiu a criação de equipamentos para avaliação de materiais de fricção.

 

A Fras-le está desenvolvendo, em parceria com o Latrib (Laboratório de Tribologia) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) trabalhos de pesquisa que contribuem ainda mais com a segurança e a qualidade dos materiais de fricção que a empresa produz.

A parceria com o Latrib, iniciada em 2009, já propiciou a criação de equipamentos laboratoriais dedicados à avaliação de desempenho de materiais de fricção. Destacam-se um dinamômetro em escala reduzida, atualmente em uso no laboratório Físico da Fras-le e um tribômetro, que permite a avaliação rápida e detalhada de fenômenos que ocorrem no contato entre o disco e o material de atrito sob condições controladas de aplicação do freio. Um dos frutos mais relevantes deste trabalho consiste no desenvolvimento de um método para avaliação da propensão à stick-slip de materiais de fricção perfeitamente correlacionado com o fenômeno de creepgroan verificado em veículos. O caráter inovador garantiu diversas publicações em revistas científicas e congressos no âmbito nacional e internacional.

A equipe de pesquisa da universidade conta atualmente com 8 pesquisadores, entre doutores, mestres e alunos de graduação. O time concentra seus esforços no desenvolvimento de técnicas de avaliação de mecanismos de geração de ruídos de frenagem, a fim de identificar fatores críticos para sua ocorrência.

Além de incentivar o desenvolvimento de jovens pesquisadores brasileiros, este tipo de iniciativa garante o constante aprimoramento do corpo técnico da FRAS-LE. Os laboratórios e o Campo de Provas da empresa também são beneficiados pelas descobertas provenientes das pesquisas desenvolvidas, uma vez que estas resultam em novos procedimentos de teste, mais eficazes para avaliação do desempenho de nossos produtos.

O conjunto destas atividades garante à FRAS-LE a possibilidade de fornecer para seus clientes materiais de fricção tecnologicamente avançados e perfeitamente adequados às mais diversas aplicações.