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Franquia de oficina mecânica: vale a pena investir em uma?

Mecânico na oficina mecânica

Você pode estar abrindo o seu primeiro ou décimo negócio. Uma dúvida recorrente na cabeça do empreendedor é: opto por marca própria ou franquia? A realidade é que ambas as opções proporcionam vantagens e desvantagens ao dono.

Sabe aquele ditado “toda escolha implica em uma renúncia”? Pois bem, isso reflete precisamente em uma franquia de oficina mecânica. Você evidentemente gasta com as taxas de franqueado ao mesmo tempo em que ganha pelo reconhecimento da marca já estabelecida.

Mas e você? Saberia identificar se a franquia é uma boa para o seu negócio? Pelo sim ou pelo não, confira agora os prós e contras dessa forma de empreender que está em constante crescimento!

 

Quais são as vantagens de se optar pela franquia de oficina?

É importante entender o que é essa modalidade. Franquia é um sistema em que o detentor dos direitos de imagem e distribuição de uma marca (franqueador) permite que um franqueado faça o uso comercial desta — rede de distribuição, padrão de serviços e identidade visual — pelo custo da taxa de franquia e demais cotas de participação.

É uma modalidade bastante popular, pois ambos os lados ganham com essa “sociedade”. A exemplo, o franqueador ganha com a expansão da marca e enriquecimento por meio da coleta das taxas de participação.

Já o franqueado ganha com a rápida estabilização no mercado vindo do reconhecimento de uma marca já renomada. Isso torna dispensável a etapa de criação de reputação, muito comum ao gerir uma marca própria.

Confira, agora, as principais vantagens de uma franquia:

 

Apoio da Matriz

Se você já teve um negócio autoral, é fato: em algum momento já passou por problemas que não sabia solucionar. Nessa modalidade, os franqueados recebem treinamentos específicos, visando a padronização dos atendimentos, dos serviços e até mesmo da gestão de estoque.

Mesmo que após o treinamento você tenha alguma dúvida de como gerir o negócio ou qualquer aspecto dele, você contará com o suporte de uma equipe de conselho, especializada na gestão da marca franqueadora.

 

Autonomia parcial

Ser franqueado exige que se abra mão de algumas coisas em prol de outras. Por exemplo, você não pode modificar a identidade visual da marca e nem despadronizar o serviço. Em contrapartida, recebe a presença e reconhecimento comercial da marca.

Mas essas limitações ficam por aí, sem interferir na autonomia jurídica e financeira da sua franquia. Lembre-se de que o CNPJ da sua oficina franqueada está sob sua responsabilidade e inscrição federal. O mesmo acontece com as suas responsabilidades fiscais e tributárias.

 

Credibilidade e renome

Optar por uma franquia é sinônimo da entrada em um negócio que já tem meio caminho andado. Isso porque você evita a fase cruel que todos os novos empreendimentos atravessam: a formação de clientela e criação de identidade.

Sendo franqueado desde o primeiro dia você será reconhecido no mercado. As pessoas empregam muita confiança em marcas nacionais ou globais, pois sabem que receberão um atendimento padronizado com as demais unidades.

Essa padronização que os clientes visam — em produtos, preços e estética — é uma forma de confiabilidade. Afinal de contas, existe cliente melhor do que aquele que confia em você e no seu produto?

 

Plano de negócio

Apesar de fundamental para o sucesso, muitos empreendedores no Brasil o dispensam. Seja pela falta de tempo ou despreparo, eles acabam pulando esta etapa tão necessária. Por isso, ao início de um negócio é valiosíssimo poder contar com o plano de negócios já elaborado de uma grande marca.

Para cada oficina, independentemente do tamanho ou de quem a administre, da cidade ou clientela. Para qualquer cenário ou circunstância, a marca já possuirá uma estratégia traçada e endereçada ao sucesso comercial.

 

Publicidade barateada

Você compreende a ideia atacadista de que quanto maior o volume, menor será o preço? Pois é exatamente o que acontece aqui. Os gastos de publicidade existem para expandir a presença da marca e aumentar as vendas das franquias.

Sendo assim, a propaganda é do interesse de todos — franqueados e franqueadores. Dessa forma, os custos publicitários são partilhados entre todas as franquias. Assim, é possível pagar por materiais publicitários mais eficientes, em lugares de maior exposição e por um preço muito menor do que se fosse feito sozinho, investindo na propaganda da própria marca.

 

Quais são as desvantagens de uma franquia de oficina mecânica?

Autonomia limitada

Para alguns empreendedores a limitação estética e padronização dos serviços representa um grande problema. Mas nestes casos fica evidente que aqueles que visam um negócio idealizado, com os seus produtos, com a “sua cara”, não deveria estar optando pelas franquias.

Além disso, existe a monitoria da parte administrativa. Esse pente fino acontece pelo interesse do franqueador em evitar que o franqueado tome decisões inadequadas ou ilegais, como evasão de impostos. Mas acredite, isso é um bônus. Ter mais pessoas além de você mesmo planejando o seu sucesso é uma estratégia que só tem a ajudar.

 

Localização determinada

O local para a instalação da franquia muitas vezes é preestabelecido pela franqueadora. Não chega a ser uma decisão estritamente fechada, podendo o franqueado sugerir locais adequados. Entretanto, geralmente, a decisão já foi tomada com base em pesquisas de mercado e a Diretoria da marca pode determinar o que achar melhor.

 

Sistema problemático

Aqui cabe uma pesquisa de mercado feita pelo interessado na franquia de oficina. Junto da marca você também receberá um novo sistema de gestão e logística. Softwares e servidores problemáticos ou contratos com transportadoras incompetentes podem ser surpresas desagradáveis.

Para evitar isso basta pesquisar previamente a opinião e depoimento dos empreendedores que já são franqueados. Leia como tem sido a experiência deles com a empresa, tanto em nível de relacionamento como no de funcionalidade.

Conclui-se que uma franquia automotiva apresenta uma probabilidade de sucesso muito maior em longo prazo. Basta considerarmos que, logo de cara, você riscaria da lista obstáculos como a construção de clientela, geração de valor da marca e a presença publicitária.

E aí, o que você achou das vantagens de uma franquia de oficina mecânica? Tem colegas com a mesma dúvida? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a empreenderem corretamente!