Gestão de Oficina Para o Mecânico

Franquia de oficina mecânica: como franquear a minha?

Manutenção automotiva

Se você é um bom profissional, que presta um serviço de qualidade e sabe como gerir sua oficina, é certo que, em algum tempo, seu negócio vai começar a crescer. E sempre chega um certo ponto em que você terá várias opções para aproveitar. Uma delas, que você deve considerar, é criar uma franquia de oficina mecânica.

Caso você ainda não conheça, uma franquia é um negócio onde o dono da marca, chamado de “franqueador”, permite que um investidor, chamado de “franqueado”, use sua imagem, seus produtos e seus processos de trabalho, abrindo uma nova unidade da sua empresa onde ele achar adequado. Em troca, o franqueador recebe uma porcentagem do lucro do franqueado, sempre oferecendo orientação e ajuda quando necessário. É um modelo bem comum em redes de lanchonetes, do tipo que você encontra em qualquer lugar.

Quer entender melhor como transformar seu negócio em uma franquia de oficina mecânica? Então, acompanhe.

Vale a pena abrir uma franquia?

A primeira questão, claro, é saber se esse investimento vale a pena. A verdade é que cada vez mais negócios estão crescendo graças a esse modelo. Veja aqui algumas vantagens que ele oferece.

Amplia o alcance do negócio

Uma das principais dificuldades para alguns empreendedores durante o crescimento da empresa é justamente ampliar sua área efetiva. Uma oficina, por exemplo, fica bem limitada a um espaço geográfico específico, como um bairro e suas proximidades. Abrir novas unidades é uma forma de quebrar essa barreira, mas também é um investimento alto. Muitas vezes, acima da capacidade de um pequeno ou médio negócio.

Diante disso, apostar na franquia para reunir mais investidores, arrecadar recursos e ampliar sua rede pode ser uma grande oportunidade. Enquanto você souber administrar todos os seus franqueados e orientá-los quando necessário, você verá como eles vão crescer em suas próprias áreas e aumentar o seu faturamento.

Aumenta a presença da sua marca no mercado

Outra questão que afeta bastante os empreendedores é a visibilidade do seu negócio diante do público geral. Mesmo com um bom investimento em divulgação, ainda há o limite geográfico que já mencionamos. Felizmente, adotar o modelo de franquia para seu negócio também te ajuda a solucionar esta questão sem muita dificuldade.

Quando um franqueado investe em sua franquia, o que ele faz é abrir uma unidade da sua empresa em outro local. Isso significa que sua marca estará presente em um espaço maior, aumentando as chances de que o público a veja com mais frequência. O resultado é, naturalmente, que seu negócio ganha mais reconhecimento e se torna uma referência melhor para o público geral.

Como criar uma franquia de oficina mecânica?

Depois de entender algumas das vantagens que o modelo de franquia pode trazer para sua oficina mecânica, o próximo passo é descobrir como fazer esse investimento dar certo. E o pior que você pode fazer é pular de cabeça aqui sem estar preparado. Para evitar que você cometa esse erro, siga estas dicas para melhorar suas chances de sucesso!

Estude o mercado onde você está inserido

Você provavelmente já viu diversos empreendedores saltarem em algum investimento que parecia muito bom, mas não conferiram os detalhes de como ele poderia gerar retorno. O resultado, na maioria desses casos, é um grande prejuízo. O mesmo pode acontecer quando você abre uma franquia. Nunca existe 100% de garantia de que você terá o retorno desejado.

Para aumentar suas chances de sucesso, o melhor a fazer é estudar o mercado e ver como está a demanda do público. Há potencial suficiente para justificar o investimento? E, acima de tudo, há pessoas interessadas em investir? Sem esses dois componentes, você nunca terá o retorno financeiro que busca.

Planeje seu investimento

Digamos que você já avaliou o mercado, já conhece algumas pessoas interessadas em investir e tem os recursos para isso. A questão agora é: como você colocar tudo isso em prática para maximizar seu retorno? Deixar mesmo os detalhes de lado, como a agenda de investimentos, prazos para pagamentos e organização de documentos, pode atrasar bastante a consolidação da sua franquia.

Há alguns pontos que você deve sempre incluir nesse planejamento prévio. Primeiro, o orçamento, já que você terá que investir bastante para abrir esta franquia. Em seguida, há aspectos como divulgação, incentivos ao investimento, estruturação adequada dos processos e dos produtos que farão parte dessa franquia, etc. Quanto antes você resolver estas questões, mais seguro estará para se tornar um franqueador.

Tenha um bom advogado

Boa parte do trabalho envolvido na criação de uma franquia de oficina mecânica é voltado para o lado legislativo da empresa. Afinal, você precisa prestar diversas contas com a receita e fazer vários registros para que sua franquia seja reconhecida e legalizada no mercado. Sem isso, você não terá um negócio legítimo.

Contratar um bom advogado aqui, ou mesmo ter um setor dedicado a estas questões, vai te poupar de vários problemas nesse processo. Alguns dos passos na formalização do seu negócio, como o contrato de franquia e a Circular de Oferta de Franquia, vão exigir um profissional dedicado às questões legais da empresa.

Formalize seu modelo de negócio

Por fim, mas não menos importante, leve em consideração que a ideia da franquia é que os franqueados repliquem sua empresa em outros locais, seguindo seu modelo de trabalho de forma quase idêntica. Porém, se você não tem parâmetros bem claros de como sua empresa deve funcionar, então ninguém poderá replicar nada de forma consistente.

Sendo assim, o melhor que você pode fazer é formalizar os processos da sua empresa e criar um manual para seus franqueados. Com uma referência clara, não será tão difícil replicar a mesma experiência do usuário em outros locais. Lembre-se de criar treinamentos e outros materiais que contribuam com o melhor desempenho dos seus franqueados.

Agora que você entende melhor por que e como transformar seu negócio em uma franquia de oficina mecânica, é hora de avaliar o mercado e planejar seu investimento. E se quiser mais dicas para melhorar sua rentabilidade, veja aqui nosso artigo sobre como fortalecer seu relacionamento com os clientes.

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