Gestão de Oficina Para o Mecânico

Ferramentas especiais para oficina mecânica: quando começar a ter

Oficina mecânica

O mercado de reparação automotiva é bastante competitivo. Há uma grande quantidade de estabelecimentos oferecendo os mais variados serviços. Nesse cenário, é preciso investir para se destacar, comprando equipamentos modernos e ferramentas especiais para oficina mecânica.

Dessa forma, não só aumentará sua eficiência, como os proprietários dos carros terão uma imagem diferenciada do seu estabelecimento. Ou seja, é um investimento que reduz custos e melhora seu faturamento, conquistando mais clientes e ampliando as chances de fidelizá-los.

Portanto, se você está pensando em tornar sua oficina mais moderna, continue sua leitura. Neste post, daremos algumas dicas de mudanças para implementar, além de ferramentas especiais para ter no seu negócio. Confira!

Como deixar a oficina mecânica mais moderna?

Com a concorrência cada vez maior entre as oficinas, está mais difícil captar clientes, que nem sempre conseguem pesquisar direito antes de escolher quem cuidará de seus veículos. Na maioria das vezes, se deixam levar pela intuição ou seguem indicações de conhecidos.

Por isso, se sua oficina não aparentar profissionalismo, não dá para esperar que um proprietário arrisque deixar o carro em suas mãos sem conhecer seu estabelecimento. Assim, investir na modernização é a melhor maneira de causar uma boa impressão.

Para tanto, o primeiro passo é tomar algumas atitudes para mudar a mentalidade do seu negócio e a forma como os clientes veem seu estabelecimento. Veja, abaixo, algumas dicas para aplicar no dia a dia.

Mantenha a limpeza

Hoje em dia, os carros são equipados com tecnologias de ponta. Por isso, os proprietários estão mais exigentes com relação a onde deixarão seus veículos. Portanto, manter a oficina sempre limpa e arrumada é fundamental para não perder clientes apenas pela primeira impressão. Por outro lado, ambientes mais organizados também facilitam a execução dos serviços.

Utilize aplicativos

Há uma série de aplicativos, disponíveis para computadores e smartphones, que podem ajudar na gestão das finanças, do estoque e dos serviços da oficina.

Além disso, é possível contratar um desenvolvedor para criar um aplicativo que permita, aos clientes, acompanharem o status do veículo, comunicarem-se com sua equipe e até fazerem pagamentos.

Invista em sustentabilidade

Investir em sustentabilidade, além de melhorar a imagem da oficina, ajuda a torná-la mais econômica. Usar técnicas de reúso de água, aproveitamento da chuva, descarte consciente de fluidos, reciclagem de peças e iluminação natural evita multas e reduz os valores das contas de consumo.

Adquira ferramentas novas

Ter um ferramental novo melhora a percepção dos donos de carros quanto ao profissionalismo do seu estabelecimento. Ainda, torna os serviços mais precisos e rápidos, pois o uso de equipamentos adequados e eficientes facilita o trabalho dos mecânicos.

O investimento em ferramentas e equipamentos, como já dissemos, é um dos mais importantes a serem feitos para criar um diferencial competitivo para sua oficina. Mas você sabe quais itens deve comprar? Nos próximos tópicos, daremos algumas dicas.

Quais são os equipamentos básicos para uma oficina moderna?

Uma oficina moderna é capaz de oferecer serviços variados, além de ser qualificada para trabalhar com os modelos mais recentes de automóveis. Para isso, conta com os equipamentos adequados, que tornam os serviços mais rápidos, seguros e precisos.

Dessa forma, ajudam a reduzir o tempo de ocupação do espaço, a quantidade de retrabalhos e as reclamações de garantia, o que diminui custos. Portanto, veja abaixo algumas das boas opções para equipar sua oficina e diferenciá-la da concorrência!

Calibrador de pneus

Não faz sentido consertar um carro e, na hora de o cliente testar, perceber que seu pneu está puxando ou que a direção está pesada. Assim, entregar o automóvel com a pressão correta nos pneus, certamente, vai contar pontos com os proprietários.

Guincho hidráulico

O guincho hidráulico serve para içar componentes pesados, como os blocos de motor, podendo deslocá-los para as bancadas ou apenas erguê-los para facilitar o trabalho do mecânico. É um equipamento que dá mais segurança para os técnicos, prevenindo acidentes e lesões, além de tornar os serviços mais rápidos.

Manômetro

Um manômetro é essencial para trabalhar com os veículos atuais, pois confere se há falhas nos componentes que funcionam com pressão de fluidos, como os dos sistemas de freios, de arrefecimento do motor, de lubrificação e de fornecimento de combustível.

Alinhador de direção digital

O alinhador de direção digital calcula os ângulos das rodas e auxilia na correção de imperfeições. Assim, a cada serviço realizado, que mexa nos pneus, nas rodas ou na suspensão, sua oficina pode fazer os alinhamentos por conta própria, sem precisar terceirizá-los.

Além desses equipamentos, há a necessidade de ter ferramentas especiais que auxiliam em trabalhos específicos, tornando-os mais ágeis. A seguir, trataremos delas.

Quais são as ferramentas especiais para oficina mecânica que não podem faltar?

Os automóveis modernos são equipados com muitos componentes pequenos e específicos. Por isso, ter ferramentas especiais, próprias para trabalhar com as inúmeras partes mecânicas de um veículo, torna os serviços da sua oficina mais profissionais e eficientes.

Confira, abaixo, algumas dicas de itens importantes para ter em seu ferramental.

Extratores

Há extratores específicos para uma variedade enorme de componentes, desde buchas de suspensão, passando por engrenagens de marcha e rolamentos de roda, até o terminal da barra de direção. Sem eles, o trabalho de desmontagem desses itens se torna-se mais desgastante e demorado.

Alicates especiais

Outro conjunto de ferramentas que precisa ser montado é o de alicates especiais. Alguns dos mais utilizados são o alicate para abraçadeiras elásticas, o para o conector do filtro de combustível, os alicates para os anéis de seguimento dos pistões e o próprio para as coifas da junta homocinética.

Kit sincronizador do eixo de comando de válvulas

Esse kit permite a manutenção correta do comando de válvulas, reduzindo a possibilidade de erros de sincronização. Ajuda na desmontagem e montagem, no alinhamento e na temporização do eixo de comando, do virabrequim, das polias e da correia dentada.

Suporte para o conjunto do motor e câmbio

Com um suporte específico para o conjunto de motor e câmbio, o profissional mecânico pode girá-lo em seu eixo horizontal com segurança, facilitando a montagem e desmontagem do conjunto, bem como sua lubrificação e inspeção.

Como vimos, para destacar-se da forte concorrência no mercado de reparação automotiva, é preciso aumentar a eficiência do seu estabelecimento. Nesse sentido, investir em ferramentas especiais para oficina mecânica é uma das prioridades, pois torna seus serviços mais precisos e rápidos, reduzindo custos e conquistando a fidelidade dos clientes.

Este post foi útil para você? Quer mais dicas sobre como melhorar a sua oficina mecânica e outras informações sobre o mercado automotivo? Então, assine nossa newsletter e receba nossas novidades em seu e-mail!

Baixe o Ebook como abrir uma oficinaPowered by Rock Convert