Gestão de Oficina Para o Mecânico

Fachada de oficina mecânica: fique de olho porque isso importa sim!

Fachada de oficina mecânica

A natureza nos ensina a importância do destaque visual. Esse fator tem grande influência no comportamento dos seres, que por meio desse critério avaliam situações de risco e retorno. Mas como essa observação se relaciona com a fachada de oficina mecânica?

Bem, a conexão entre os temas está na eficiência da publicidade. Apesar da nossa incontestável capacidade de pensar, ainda somos facilmente induzidos pelo instinto emocional. Por isso, elaboramos este conteúdo! Confira agora as melhores ideias para destacar a sua oficina entre as outras opções da selva urbana!

A importância da fachada de oficina mecânica

De acordo com o dizer popular, a primeira impressão é a que fica. Essa é uma verdade com peso duplo no setor de serviços e comércio, afinal de contas, é necessário atrair para converter. Sendo assim, focamos no aperfeiçoamento da sua oficina mecânica, elencando abaixo os principais argumentos a favor de uma boa fachada. Entenda!

Identidade visual

Construir uma identidade característica é a melhor forma de ficar ancorado na cabeça do seu cliente. Essa identidade é formada por uma série de pequenas coisas, incluindo o seu logotipo, as cores do interior e exterior da oficina e também os uniformes da equipe.

Perceba como as cores são relevantes na identidade visual, pois provocam a nossa vulnerabilidade instintiva. A exemplo da famosíssima identidade criada pelo McDonald’s, gigantesca franquia de fast-food.

Ora, não pense que aquelas cores foram escolhidas de maneira aleatória! Em realidade, a combinação do vermelho e amarelo são estratégicas para te despertar urgência e fome. Inteligente, não?

Você poderá fazer o mesmo nas pessoas que passarem pela sua oficina. A exemplo da cor azul-escuro, que consegue enaltecer o lado profissional, ao mesmo tempo em que transmite confiabilidade e conservadorismo, sentimentos preciosos às clientelas das oficinas mecânicas.

Fidelização

Outro grande motivo para atentar às fachadas de oficina mecânica está no interesse em fidelizar a sua clientela. A depender do perfil do público-alvo, assim como dos veículos em que trabalha, você poderá alinhar a oficina especificamente a esse público, garantindo que eles se sintam confortáveis.

Confira dois exemplos de identidade visual que fideliza um público já existente:

  • público jovem: cores mais vibrantes, com logotipo, decoração e instalações mais modernas;
  • público meia-idade: cores mais sóbrias, com logotipo mais técnico e decoração mais funcional.

Perceba: as novas gerações tendem a priorizar salas de espera com pontos de carregamento aos seus smartphones, videogames e máquinas de vendas. As mais antigas estarão bem assistidas pela disponibilidade de um café gratuito, ampla gama de leitura impressa e uma boa TV exibindo os destaques do momento — seja uma partida relevante de futebol, uma transmissão jornalística ou um documentário automotivo.

Atração

Como em todo negócio, as oficinas precisam de clientes para prosperar. Por isso, é fundamental que você saiba a importância das fachadas ao atrair novos clientes. É uma questão de pesquisa e uma boa percepção do mercado.

A exemplo, ao abrir sua oficina em um bairro universitário, é recomendado apostar em estruturas e logos modernos, garantindo identificação com aquele público que, muito provavelmente, representará a maioria da sua cartela de clientes.

As melhores maneiras para aprimorar a fachada

Não há como fugir disso. A fachada de oficina mecânica é parte crucial da estratégia de marketing da sua oficina. Porém, obviamente, você sempre deverá se empenhar na qualidade técnica dos serviços, sobretudo, conquistando o cliente pelo valor do seu trabalho.

No entanto, para ser contratada, a oficina precisa ser vista! Os seus clientes devem ter o estabelecimento na cabeça sempre que precisarem de um amparo mecânico. Já aqueles que não conhecem, deverão ser convencidos — a distância — de que a sua oficina solucionará o problema deles.

Mas como fazer isso? Confira abaixo!

1. Reforma geral

Ainda conta com o visual de anos atrás, da época de inauguração da oficina? Caso você disponha de um caixa destinado ao investimento, realize um estudo de caso e promova uma reforma geral na sua oficina, alterando toda a estética do estabelecimento. Traçando um plano realista e certeiro, você conquistará grandes retornos com essa atualização.

2. Logo

Em contraponto, nem sempre será necessária uma mudança tão drástica e radical. Caso as cores internas e externas ainda estejam em harmonia, comunicando o profissionalismo desejado, sem problemas! Aqui pode-se investir exclusivamente no logotipo, trocando por um design mais moderno ou lúdico, a depender do público que sua empresa quer atingir.

Os logos são ponto importante, pois muitas vezes ocupam posições de destaque na fachada da oficina mecânica, sendo facilmente visualizadas a metros de distância. Por isso, priorize logotipos com desenhos impactantes e de fácil associação.

3. Reposicionamento de marca

Digamos que você adquiriu uma franquia que está deslocada quanto a clientela, entregando uma proposta incoerente ao público regional. Nesse caso, poderá ser interessante investir no reposicionamento da marca. Diferentes idades, rendas e veículos têm diferentes gatilhos de atração.

Isso posto, é importante identificar a região, o público frequentador e reposicionar a marca para captar e atender esses clientes. A transição é mais abrangente que uma simples repaginada, pois ele poderá ser realizado por meio de alterações na:

4. Pintura

Também existirão as situações em que o logo, uniformes, e tudo o mais estará bacana. Contudo, os anos se passaram e a oficina começou a adquirir uma aparência antiga, dado o desgaste da pintura ao longo do tempo ou pichações e vandalismos na fachada da oficina mecânica. Nessa circunstância, uma simples demão de tinta poderá atualizar o visual da oficina, enaltecendo a aparência e destacando-a entre os estabelecimentos em seu contorno.

5. Organização

Finalmente, a maneira mais barata e rápida de aprimorar a fachada. Para tanto, bastará livrar a frente do estabelecimento de toda poluição visual, reposicionando as ferramentas de maneira organizada, e contando com a colaboração da equipe na manutenção de uma frente limpa e desobstruída.

Mesmo para proprietários mais conservadores em suas práticas de gestão, torna-se importante atentar à estética do estabelecimento. Dessa maneira, você atrairá vários clientes novos!

A fachada de oficina mecânica desempenha um papel fundamental em seu sucesso, sendo, portanto, um fator indispensável a qualquer negócio. Então, compartilhe esse texto nas suas redes sociais. Assim, você colabora com a qualidade dos empreendimentos dos seus amigos!

Baixe o Ebook como abrir uma oficinaPowered by Rock Convert