Gestão de Oficina Para o Mecânico

Você sabe o que é o estoque de segurança e a importância dele?

estoque para oficina mecânica

Você pode ouvir este post no player abaixo:

Qualquer negócio que possui em seu estoque dezenas ou centenas de produtos cadastrados, como é o caso das oficinas mecânicas, precisa adotar estratégias para evitar que a falta de um produto impacte nos seus serviços ofertados. Uma boa estratégia para isso é a implantação do estoque de segurança.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esse conceito — que é mais simples do que você imagina. Ele pode fazer uma enorme diferença para a administração da sua oficina. Continue a leitura do conteúdo e confira!

O que é o estoque de segurança?

Há quem acredite que um estoque zerado é uma boa notícia, um sinal de que os negócios vão bem. Mas se você já passou pela ocasião de perder uma venda porque certo tipo de produto estava em falta, sabe como isso é uma situação bastante chata.

No caso de uma oficina, isso é extremamente negativo. Isso porque, normalmente, o cliente que não encontra o que precisa em sua loja vai diretamente ao concorrente a fim de suprir essa demanda. É esse tipo de situação que o estoque de segurança busca evitar.

Também conhecido como estoque mínimo, ele transmite ao gestor a informação de qual é o momento ideal para fazer um novo pedido ao fornecedor. Dessa forma, é possível que se tenha garantias de que determinado produto não fique zerado no estoque.

E você pode pensar: “mas se eu comprar muitos litros de óleo, não vou ficar com dinheiro parado?”. A resposta é que isso só vai acontecer se a compra for realizada sem critério. Ou seja, se não for levado em consideração as informações necessárias para o cálculo exato do estoque de segurança.

Feita com assertividade, essa estratégia garante que nunca falte produto em seu estoque. Ao mesmo tempo, assegura que o tamanho da compra será sempre apenas o necessário para o giro do produto.

Como calcular o estoque de segurança?

O cálculo para o estoque de segurança deve levar em consideração dois fatores importantes. São eles: a flutuação da demanda e a capacidade de entrega do fornecedor.

Isso significa que, para determinar o tamanho do estoque de segurança, primeiro é preciso saber, em média, quantas unidades de cada produto são vendidas em sua oficina. Por outro lado, é preciso conhecer quais os prazos de entrega dos seus fornecedores.

O cálculo, então, é simples:

Estoque de segurança = vendas diárias X tempo de entrega do fornecedor

Vamos pensar em uma situação prática. Supondo que a sua oficina venda 10 litros de óleo por dia e um fornecedor demore 3 dias para entregar o produto a você, o seu estoque de segurança seria de 30 litros de óleo. Dessa forma, assim que restar no seu estoque apenas 30 litros, está na hora de solicitar uma nova compra ao fornecedor.

Seguindo essa média, após 3 dias o seu estoque ficaria zerado, mas, nesse momento, uma nova leva de óleo chegaria à oficina para reposição, garantindo que as vendas nunca parem.

A questão é que os negócios não costumam ser tão exatos quanto o exemplo. Quando partimos para a vida real, precisamos trabalhar com uma média de vendas. Isso significa que podemos vender 10 litros de óleo em um dia, 25 no outro, 5 no outro e por aí vai. Outro ponto importante é que nem sempre os fornecedores cumprem os prazos à risca.

Leve em consideração os riscos

Definir qual é o número mínimo do estoque de segurança deve levar em consideração, também, o tamanho do risco que a sua oficina está disposta a correr de ficar sem certo produto em algum momento.

Se a disposição for de correr pouco risco, o tamanho do estoque mínimo deve ser maior, o que pode gerar um custo maior com armazenagem (já que pode ser preciso um espaço maior de estoque). Além disso, pode necessitar de um capital de giro mais alto, já que parte do dinheiro estará alocada nesses produtos. Por outro lado, se o risco assumido for grande, o estoque pode ser menor e mais próximo aos da fórmula acima, com o risco de eventualmente algum produto faltar.

Definidos esses limites, uma dica, então, é criar uma planilha com a tabela de produtos da oficina em que conste seus estoques mínimos. Dessa forma, sempre que um produto atingir a faixa do estoque de segurança, o gestor da oficina deve ser alertado para que possa providenciar uma nova compra.

Quais as vantagens do estoque de segurança?

São diversas as vantagens de implantar um estoque de segurança na oficina mecânica. Abaixo, listamos 11 benefícios que essa estratégia agrega ao seu negócio!

1. Garantia de ter os produtos sempre à disposição, não perdendo vendas pela falta deles;

2. Garantia do cumprimento dos prazos de entrega previstos, já que você não precisará adiar nenhum tipo de serviço pela falta de determinado produto;

3. Satisfação do cliente, que não sofre com atrasos ou com custos inesperados;

4. Organização do estoque, pois as compras são realizadas apenas nos momentos necessários. Assim, é garantido que o estoque não fique com muitos produtos parados ou tenha itens em falta;

5. Garantia de que os serviços não tenham interrupções pela falta de alguma peça ou produto;

6. Diminuição da frequência de compras urgentes, que exigem prazos de entrega mais curtos e por vezes mais caros;

7. Melhoria no relacionamento com os fornecedores, já que pedidos inesperados e com prazo de entregas mais curtos que o comum deixam de ser realizados;

8. Redução dos custos com armazenagem, pois o tamanho do espaço de estoque será exatamente o necessário para o giro dos produtos;

9. Diminuição do dinheiro parado no estoque, já que as compras são realizadas mediante a venda dos produtos e apenas quando atingem o mínimo necessário;

10. Liberação de tempo para melhoria de gestão de outras áreas da oficina, pois essa tarefa fica automatizada com o uso de planilhas;

11. Liberação de recursos para investimentos na oficina — ou maximização dos seus lucros —, já que as compras são feitas com mais critério.

Que conhecer ainda mais sobre gestão de estoque para a sua oficina mecânica? Então baixe o e-book que nós preparamos sobre o tema!

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert