Para o Motorista

Esportes automobilísticos: as principais corridas do Brasil e do mundo

Esportes automobilísticos - Stock Car

A paixão por esportes automobilísticos arrebata um grande público não só no Brasil, mas em todo o mundo. E esse entusiasmo não é de hoje, viu? Desde os primeiros campeonatos da história, já era possível entender que as corridas fariam o maior sucesso com os amantes da alta velocidade. No decorrer dos anos, foram várias as categorias criadas e modernizadas para agradar a todos os gostos e perfis, desde a Stock Car à Fórmula Truck.

Você tem interesse em saber mais sobre o mundo das corridas? Então, chegou ao post certo! Acompanhe os próximos tópicos para ficar por dentro de algumas das principais informações sobre esportes automobilísticos brasileiros e internacionais!

Principais campeonatos nacionais

Com grandes campeonatos de automobilismo reconhecidos mundialmente, o Brasil é berço de diversos talentos nas mais variadas modalidades existentes por aqui. Alguns exemplos são Mercedes-Benz Challenge, Porsche Cup, Sprint Race e Old Stock. Então, que tal conhecer agora outras categorias importantes para o automobilismo brasileiro?

Copa Truck

Homologada em 2017 pela Confederação Brasileira de Automobilismo, a Copa Truck é uma competição nacional. Entretanto, na verdade, ela começou em 1987 com o nome de Copa Brasil de Caminhões. Posteriormente, ficou conhecida como Fórmula Truck. Hoje em dia, composta de 9 etapas, a corrida é disputada por caminhões devidamente preparados.

No decorrer das competições, os pilotos que mais se destacaram foram: Felipe Giaffone, com 4 títulos, Leandro Totti e Wellington Cirino, com 3 títulos cada. Os campeonatos mais tradicionais são realizados nas cidades de Cascavel e Londrina, no Paraná, Goiânia, em Goiás, e Viamão, no Rio Grande do Sul.

Stock Car

A Stock Car é uma das competições automobilísticas mais tradicionais do Brasil, contando com vasta cobertura da imprensa e alto investimento comercial. O principal atrativo dessa corrida é o fato de que os carros usados se assemelham aos veículos de passeio tradicionais. Podemos citar como particularidade a origem da competição, em 1979, época em que os principais modelos do circuito eram os famosos Opalas.

São várias as marcas que participaram do evento ao longo do tempo, como Mitsubishi, Chevrolet e Peugeot. E ainda vale lembrar alguns dos nomes de maior destaque na história da Stock Car: Ingo Hoffmann, com um total de 12 títulos, e o piloto Cacá Bueno, com 5 títulos.

Corrida do Milhão

Parte do calendário oficial do automobilismo no Brasil, a Corrida do Milhão é realizada anualmente em diferentes circuitos. Trata-se de uma corrida da Stock Car em que o primeiro lugar leva um milhão de reais para casa! Entretanto, há outra característica interessante. Diz respeito à forma de pontuação, já que os resultados referentes às primeiras posições são dobrados.

Entre os competidores, o piloto Thiago Camilo é o participante com maior número de títulos, tendo vencido a prova por 3 vezes.

Stock Car Light

A Stock Car Light é a categoria de acesso da Stock Car. As duas competições possuem regulamentos similares, o que possibilita a preparação dos pilotos que aspiram participar da competição principal.

Campeonato Brasileiro de Kart

O Campeonato Brasileiro de Kart é realizado no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha, no estado de Santa Catarina. A competição é composta por 18 categorias, separadas por idade e nível de experiência, com a participação de 34 pilotos em cada uma. Na categoria mirim, a idade mínima é de 8 anos.

Além de servir como base para a carreira de muitos pilotos, o kart muitas vezes se transforma em hobby para aqueles mais experientes.

Rally dos Sertões

O Rally dos Sertões apresenta uma característica diferente das demais competições automobilísticas brasileiras. Em vez de asfaltos e autódromos, esse esporte acontece em estradas de terra. Lembrando que esse modelo de corrida faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

A prova é realizada desde 1993 e conta com vários percursos, passado por diversas regiões do Brasil, do nordeste ao sul, com um trajeto de quase 5 mil quilômetros.

Principais campeonatos internacionais

Internacionalmente, os esportes automobilísticos trazem uma grande diversidade de competições, algumas se destacando em todo o mundo. Então, confira agora algumas dessas provas!

Fórmula 1

A Fórmula 1 é uma categoria de corrida com grande peso no mundo do automobilismo. Sua temporada consiste em 19 corridas e envolve 19 países, abrangendo os 5 continentes do globo. Os carros da competição contam com tecnologia avançada para melhorar a performance e garantir uma maior competitividade entre os participantes. Essa modalidade conta com grandes investimentos e são várias as empresas envolvidas.

24 Horas de Le Mans

Considerada a maior corrida do mundo, a 24 Horas de Le Mans avalia não só a performance do piloto, mas também a resistência do veículo durante toda a prova. Sendo assim, não é à toa que as montadoras aproveitam o campeonato para testar a eficiência dos seus modelos. Percorrendo um trecho de mais de 13 quilômetros, os carros participantes se dividem nas categorias protótipos e gran turismo. Por fim, o torneio só acaba quando o primeiro piloto cruza a linha de chegada depois de 24 horas.

Dakar Rally

Essa é considerada a prova mais difícil de off-road do mundo. Realizado anualmente na América do Sul, o Dakar Rally conta com a participação de carros, motos, quadriciclos e caminhões. Antigamente era chamado de Rally Paris-Dakar, pois o percurso ficava entre as 2 cidades. Atualmente, porém, o circuito é criado em percursos variados entre Peru, Chile e Argentina.

Nascar

Criada em 1948 com a finalidade de padronizar (e melhorar) as regras do esporte, Nascar é a associação automobilística que regulamenta campeonatos de stock cars nos Estados Unidos. Hoje, é composta por diversas categorias, como a Sprint Cup, que realiza a tradicional corrida Daytona 500. Atualmente, esta é classificada como a segunda prova mais longa da sua categoria, com um percurso total de 500 milhas.

Viu como os esportes automobilísticos têm várias modalidades e reúnem apaixonados em todo o mundo? Evoluindo a cada ano, esses campeonatos proporcionam muitas emoções e alegrias para seus públicos. E então, qual é o seu favorito?

Por fim, que tal aproveitar para ler também nosso post sobre curiosidades da Stock Car?