Gestão de Oficina Para o Mecânico

Como fazer uma escala de férias para meus mecânicos?

organização de escala de férias

Dentro de uma oficina, os mecânicos são a base para todos os serviços. Sem eles, nenhum cliente sairá satisfeito depois de uma visita. Porém, em algum momento, eles terão que passar um tempo longe do trabalho para tirar suas férias. E para que você não perca rentabilidade é importante ter uma escala de férias bem desenvolvida.

Em primeiro lugar, oferecer um período de férias a qualquer empregado é um direito garantido por lei, então não há como negar. Além disso, dar o merecido descanso aos seus mecânicos também contribui com seus negócios. Desde que você saiba como coordenar essas saídas temporárias, claro.

Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe.

Qual é a importância da escala de férias em sua oficina?

Deixar alguém fora da empresa por um mês pode parecer um prejuízo a princípio. Porém, os benefícios no longo prazo facilmente compensam. Veja aqui alguns exemplos.

Aumentar a rentabilidade dos colaboradores

Você provavelmente já passou por algum momento na sua carreira em que não conseguia trabalhar direito. Estava cansado constantemente e não conseguia mais analisar a situação. Naturalmente, você deve ter tirado alguns dias para descansar e pensar em outras coisas, voltando depois com mais energia.

O mesmo vale para o período de férias da sua equipe. Se você oferecer algum tempo de descanso a cada empregado, eles renderão muito mais ao longo do ano. E é sempre bom contribuir com a satisfação da sua equipe!

Manter seus clientes bem atendidos

O principal motivo para todo negócio ter uma escala de férias é que, se todos os empregados saem de férias de uma vez só, a empresa toda precisa fechar. E como a demanda não cai quando sua equipe não está presente, o melhor é que cada um espere sua vez para descansar.

Claro que a capacidade do seu time será um pouco menor nesse meio tempo, então você terá que se planejar de acordo. Mas, em longo prazo, a escala ajudará a otimizar os resultados da sua oficina. Considere também ter uma equipe um pouco maior do que necessário para evitar que você não tenha falta de mão de obra.

Como montar uma boa escala de férias?

O planejamento de férias é tão importante para a empresa quanto para o empregado. Veja algumas coisas que você pode fazer para minimizar a perda de produtividade e facilitar sua organização nesse período.

Planeje com antecedência

Para algumas pessoas, as férias são algo que simplesmente “chega” e passa depois de algum tempo. Porém, quando você é o responsável pela administração da oficina, ter uma pessoa a menos no seu quadro por um mês sem aviso é um verdadeiro pesadelo. É necessário reorganizar todo o time para não ficar no prejuízo nesse período.

Sendo assim, o melhor que você pode fazer é planejar essas escalas com bastante antecedência, especialmente em datas comemorativas, quando várias pessoas escolhem tirar folga. Tenha certeza que não haverá uma escassez de mão de obra em nenhum desses dias e que todos os mecânicos estão de acordo em relação às datas escolhidas.

Prepare a equipe para trabalhar com menos pessoas

Como já dissemos, menos mecânicos na sua oficina significa menos recursos para atender às demandas de seus clientes. O resultado aqui é uma queda de produtividade para a oficina como um todo e, claro, mais trabalho para os outros colaboradores que ainda estão esperando sua vez na escala de férias.

Mas isso não é o fim do mundo. Se você e sua equipe se organizarem, planejarem a redistribuição de responsabilidades e partilharem informações importantes sobre as tarefas, o impacto não será tão alto. Se houver um pequeno excedente de funcionários, já pensando em compensar a saída temporária de alguém para as férias, pode nem haver diferença nos resultados obtidos.

Defina prioridades para os serviços

Apesar de toda a boa vontade, empenho e planejamento, você já deve saber como algumas coisas podem sair do seu controle bem rápido. Uma manutenção que atrasa, um pacote que não é reposto no estoque, entre outros pequenos erros, podem se acumular sem aviso e começar a prejudicar a performance da sua equipe.

Além de pensar na prevenção desse tipo de problema, também é muito importante que você tenha planos para remediá-los rapidamente. Uma solução aqui é ter uma lista de prioridades para seus serviços. Dessa forma, você tira as tarefas mais importantes do caminho primeiro e evita que sua equipe, já reduzida, fique desorientada.

Minimize o peso para áreas específicas

Quando uma pessoa está marcada para sair de férias, as outras precisam arcar com as responsabilidades deixadas. E, dependendo de quantas pessoas estão cotadas por vez na escala de férias, isso pode significar que um pequeno grupo precisa suprir todo o trabalho extra sozinho. Por exemplo, se apenas uma pessoa entre os responsáveis pela organização e reposição de estoque ficar na empresa, esse indivíduo ficará sobrecarregado.

Se houver uma divisão bem clara de tarefas dentro da sua oficina, tenha certeza de liberar apenas uma pessoa de cada área por vez. Isso ajuda a diluir o impacto negativo que a falta de um dos profissionais faz no dia a dia.

Crie um registro detalhado das escalas

Por fim, mas não menos importante, a última coisa que você quer fazer com essa escala é esquecer dela. E não falamos apenas em garantir que todos saiam de férias, mas não ter um registro sobre quem esteve fora da empresa e quando.

Esse tipo de informação é muito útil para planejar futuras escalas. Além disso, é uma boa forma de conferir quem abriu mão das férias e quem já fez uso desse direito. Na hora de administrar a oficina, ter todos esses dados bem organizados à sua disposição pode poupar de cometer vários erros.

Agora que você entende como fazer uma escala de férias adequada para seus mecânicos, é hora de começar a usá-la para melhorar a produtividade e evitar perdas. Se quiser continuar acompanhando nossas novidades, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossos melhores conteúdos.

Powered by Rock Convert