Para o Motorista

Checklist para revisão de carro: veja o que fazer antes de viajar!

Revisão de carro

A chegada das férias escolares tem um significado especial para muitas pessoas: é hora de preparar a próxima viagem em família. No planejamento desse programa há uma coisa que não pode ficar de fora — o checklist para revisão de carro.

Seja uma viagem longa ou mesmo um bate e volta em uma cidade próxima durante o fim de semana, é muito importante garantir que o veículo esteja em ótimas condições para pegar a estrada. Afinal, você não colocaria as pessoas que mais ama em risco, não é?

Quer saber como tornar suas férias ainda mais seguras e divertidas? Confira as informações deste artigo e certifique-se de tomar todos os cuidados para isso!

Por que é importante fazer a revisão antes de viajar?

Qualquer veículo deve passar frequentemente pelas revisões programadas (também chamadas de manutenções preventivas). Isso acontece porque ele é formado por peças que têm determinada vida útil e precisam de intervenção ou substituição quando esse período se aproxima.

Fazer a revisão do carro dá a certeza de que todos os sistemas estão funcionando conforme o esperado. Isso traz segurança não só para você, mas para todos os outros que estão no trânsito. Além disso, a manutenção preventiva é um fator de economia, pois revisar os componentes é sempre mais barato do que resolver panes depois.

Mesmo que o automóvel passe por todas as revisões nos prazos adequados, é indispensável checar seu funcionamento antes de pegar a estrada. Afinal, no meio de uma viagem é muito mais complicado encontrar oficinas para realizar alguma manutenção ou verificar uma dificuldade.

Além disso, enfrentar problemas na estrada é bem diferente de quando você está na cidade. Geralmente, o carro roda em velocidade maior, há menos estruturas de apoio e, muitas vezes, até o sinal de celular é variável. Desse jeito, sua família fica exposta a inúmeros riscos.

Assim, fazer o checklist para revisão de carro antes de começar a viagem é essencial para se divertir sem dores de cabeça. Dando a atenção adequada você chega ao seu destino de maneira mais rápida e tranquila, relaxando sem maiores preocupações.

O que deve ser incluído no checklist para revisão de carro?

Se o seu veículo está com as manutenções preventivas em dia, é possível checar apenas alguns itens básicos para se certificar do bom estado deles. Mas se as revisões estão atrasadas é importante verificar o manual do veículo e substituir as peças que já ultrapassaram sua vida útil. Veja a seguir alguns componentes básicos para a revisão antes de viajar.

Pneus

Sem dúvida, eles são os mais importantes em uma viagem. Considerando a velocidade do carro e as condições do asfalto da estrada, os pneus são peças-chave para seu conforto e segurança. Afinal, são os responsáveis pela aderência do veículo ao chão, proporcionando estabilidade na direção.

Viajar com pneus carecas deve estar totalmente fora de cogitação. Isso diminui a comunicação com o asfalto e, em altas velocidades, pode provocar graves acidentes. O perigo aumenta também em períodos chuvosos, quando ocorre o fenômeno da aquaplanagem. Por isso, substitua seus pneus quando apresentarem desgaste evidente.

Além disso, não viaje sem calibrar todos os pneus, inclusive o estepe. Confira o nível no manual do proprietário do veículo — em geral, há diferença no calibre para rodar na cidade e nas estradas. Não esqueça também de fazer um rodízio entre os pneus que estão em bom estado.

Alinhamento e balanceamento

Esses serviços também têm relação com os pneus e a dirigibilidade, trazendo mais segurança e estabilidade ao veículo. Por isso, devem constar no checklist para revisão de carro antes da viagem em família.

Rodar com o automóvel desalinhado ou desbalanceado aumenta o consumo de combustível, gera irregularidades no desgaste dos pneus e torna desconfortável a tarefa do motorista. Isso porque o carro ficará puxando para um dos lados e distribuindo seu peso de forma desequilibrada.

É indicado que o alinhamento e balanceamento das rodas sejam feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. Mesmo que não tenha atingido essa marca ainda, vale a pena antecipar um pouco a manutenção para viajar mais tranquilo.

Freios

Nem é preciso discutir a importância do sistema de freios em uma viagem, concorda? Se enfrentar uma pane nesse componente já é arriscado nas cidades, imagine o que pode acontecer em uma estrada. Para evitar qualquer risco, os freios fazem parte do checklist das férias.

Fique atento para possíveis vazamentos, barulhos ou perda de eficiência ao frear. Esses são sintomas relevantes. Na revisão, o mecânico vai checar o estado das pastilhas de freio e o nível do fluido. Também é importante verificar a regularem do freio de mão, um componente de segurança em emergências.

Líquido de arrefecimento

Esse componente é responsável por nada menos do que o resfriamento de todo o motor. Ele evita o aumento da temperatura e a sobrecarga nas peças do carro. Assim, é fundamental que o nível do líquido esteja adequado e que o sistema tenha boas condições de funcionamento antes de viajar.

O líquido pode ser verificado por você em casa. Basta observar o radiador e checar se o nível da água no reservatório está entre o mínimo e máximo. Se for verificado algum problema, nada de arriscar dirigir com o carro assim. O superaquecimento é extremamente perigoso. Então, resolva tudo no mecânico antes de pegar a estrada.

Óleo do motor

Outro componente essencial para o funcionamento do veículo é o fluido do motor. Ele ajuda a esfriar o sistema, além de ser o principal responsável por lubrificar as peças e evitar o atrito excessivo entre elas. Por sua importância, esse óleo deve estar sempre em nível adequado e precisa ser substituído frequentemente, pois perde suas propriedades com o tempo.

É possível verificar o nível do óleo puxando a vareta do compartimento no motor. Caso ele esteja muito abaixo do indicativo máximo, é preciso completar. Fique atento: há um tipo de óleo específico para cada motor. Essa informação deve ser checada no manual.

Além disso, é aconselhado antecipar a trocar desse líquido antes de viajar. Mesmo que ainda faltem alguns quilômetros para alcançar a marca da próxima substituição, previna-se. É melhor encarar a viagem com um fluido novo, que realize perfeitamente sua função.

Itens de segurança

Por fim, antes de viajar é preciso verificar a presença e o funcionamento de itens essenciais de segurança. Essa revisão pode ser feita por você facilmente. O primeiro passo é checar se todos os faróis e lâmpadas estão funcionando normalmente — eles são sua principal forma de comunicação na estrada.

Além disso, observe se o limpador de para-brisa precisa ser trocado. Veja se as borrachas estão em bom estado e ainda conseguem limpar o vidro com eficiência. Verifique também se tudo está bem encaixado e complete o nível de água no reservatório do limpador.

Não se esqueça dos itens indispensáveis, como extintor de incêndio, macaco, chave de roda e triângulo. E, claro, certifique-se de estar com toda a documentação em dia: carteira de habilitação dentro da validade e licenciamento pago. A falta de algum desses cuidados pode acarretar problemas ou multas.

Esses são os principais pontos para incluir no checklist para revisão de carro nas suas férias. Um mecânico saberá avaliar o veículo mais profundamente e informar se outros itens também precisam de atenção. Portanto, vá até o seu profissional de confiança e garanta que tudo esteja perfeito para sua viagem!

E então, este post ajudou na sua preparação? Que tal assinar a newsletter e ter acesso a conteúdos importantes sobre o mundo automotivo?

Como trocar uma pastilha de freio